quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SISAGUA: Saúde da 2ª Regional capacita profissionais no Sistema de Informação de Vigilância da qualidade da Água para Consumo Humano

Digitadores da saúde dos vinte e cinco municípios que compõem a regional foram treinados.
   _

Cumprindo as orientações do Ministério da Saúde, a 2ª Gerência Regional de Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde realizou na última terça-feira (22), o curso de procedimentos com os trabalhos do Sistema de Informação de Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA. 

A capacitação foi direcionada à profissionais digitadores da saúde dos vinte cinco municípios que abrangem a regional. Dezenas de apoiadores e técnicos em saúde da 2ª Gerência, também participaram do treinamento.

O Coordenador do Núcleo de Vigilância da Qualidade da Agua, Josemar Sebastião Teixeira, que organizou e ministrou o curso -, antes de parabenizar, ressaltou da importância da capacitação destes profissionais no programa SISAGUA, e ao mesmo tempo avaliou como de grande êxito, não só para ele, como responsável pelo programa, segundo o mesmo, como também para a Gerência, e para os capacitados.

O sistema de informação concebido para ser utilizado no desenvolvimento das ações da vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano tem como finalidade coletar e fornecer informações sobre a qualidade da água. Essas informações devem ser processadas, estabelecendo uma correlação entre as distintas informações ambientais e epidemiológicas, identificando os problemas, assim como as causas e as respectivas medidas corretivas relacionadas. 

O SISAGUA tem por objetivo geral coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente, de forma a produzir informações necessárias a pratica da vigilância da qualidade da água para consumo humano por parte das secretarias municipais e estaduais de saúde, em cumprimento à Portaria MS nº 518/2004.

Os capacitados receberam os devidos manejos, informações, entrega de login, além dos devidos  diplomas autenticados pelo instrutor do curso, Josimar Teixeira e pelo gerente regional, Dr. Cleonaldo de Souza Freire.

O treinamento, que teve duração de oito horas/aula, foi realizado no Auditório da própria 2ª Gerência de Saúde, com sede em Guarabira.

Confira mais imagens do evento







Ascom/Ivanildo Santos

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CAPACITAÇÃO: Inscrições para especializações na área da saúde são prorrogadas

Foram prorrogadas, até a próxima sexta-feira (18), as inscrições para os cursos “Saúde da Família com ênfase na implantação das linhas de cuidado” e “Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde”, que serão oferecidos no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Para as duas especializações estão sendo oferecidas 1,1 mil vagas: mil são dirigidas a médicos, dentistas e enfermeiros que trabalham na Estratégia de Saúde da Família e cem são para Gestores de Atenção Básica das Secretarias Municipais de Saúde. O objetivo é capacitar os profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de melhorar o acesso aos serviços de saúde, a qualidade da atenção prestada aos usuários e a gestão do cuidado.

As inscrições poderão ser feitas nas 12 Gerências Regionais de Saúde: João Pessoa (1ª GRS), Guarabira (2ª), Campina Grande (3ª), Cuité (4ª), Monteiro (5ª), Patos (6ª), Piancó (7ª), Catolé do Rocha (8ª), Cajazeiras (9ª), Sousa (10ª), Princesa Isabel (11ª) e Itabaiana (12ª).



De acordo com o edital, para a homologação das inscrições serão exigidos os seguintes documentos: diploma de graduação; formulário de inscrição devidamente preenchido; cópias dos documentos de identificação e duas fotos 3 x 4 recentes; e comprovação de regularidade no conselho de classe.

Será exigido, ainda, uma declaração da Secretaria Municipal de Saúde comprovando a atuação do interessado, como também termos assinados pelo secretário(a) de Saúde do município em que o profissional atua, comprometendo-se com a liberação e o apoio no seu deslocamento para as atividades presenciais.

Secom-Pb
Post: Ivanildo Santos

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ACADEMIA DA SAÚDE: 11 municípios da 2ª Regional de Saúde são contemplados no Programa

Ministro da Saúde anuncia implantação de 2 mil academias em todo o país
   _
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. 

Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que aconteceu entre os dias 31/10 a 3/11, em Brasília-DF. 

De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

Os municípios da 2ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba que foram comtemplados no programa são os seguintes:

Alagoinha, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Campo de Santana, Casserengue, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Riachão, e Serraria.

As informações foram repassadas via e-mail, pela Dra. Harlanne Herculano Marinho, apoiadora matricial em saúde da 2ª Gerência, a qual ressaltou da importância destes benefícios, e ao mesmo tempo parabenizou os municípios contemplados.

Ascom/Ivanildo Santos



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Saúde da 2ª Regional discute plano sobre a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal 2011

Dia 'D' acontece no próximo sábado, 26

A 2ª Regional de Saúde da Paraíba realizou na última quinta-feira (3/11) uma reunião com os profissionais de saúde dos vinte e cinco municípios que abrangem a Gerência para debater acerca da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.

O planejamento contou com a presença do coordenador do núcleo de zoonoses das SES, Dr. Assis Azevedo, que repassou para os presentes acerca das novas metodologias de trabalho na Campanha, que terá seu Dia ‘D’ no próximo sábado, 26 de novembro.

Já o organizador do evento, o apoiador em saúde da gerência, Dr. Edivan Bezerra de Morais, coordenador regional de zoonoses – agradeceu a presença maciça dos profissionais que atenderam a solicitação 2GRS – foram coordenadores de vigilância ambiental, coordenadores de campanha, setor de imunização, atenção básica, médicos veterinários de todos os municípios, além dos apoiadores matriciais da própria gerência.

Baseado em informes técnicos, a Raiva é uma zoonose caracterizada clinicamente por uma encefalomielite aguda fatal, que atinge os animais mamíferos, inclusive o homem. A enfermidade é causada por um RNA vírus de ação neurotrópica, pertencente ao gênero Lissavirus, da Rhabdoviridadae.

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectadopenetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura.

No Brasil, no período de 1994 a 2003, vem ocorrendo uma média superior a 20 casos humanos ao ano, sendo ainda o cão o maior transmissor, seguido por animais como morcego, gato, saguis (mico) e outros. No país uma média de 400.000 pessoas ao ano buscam atendimento nas unidades de saúde do SUS, com queixa de agressão por animais.

Confira mais imagens da reunião de planejamento;








Por Ivanido Santos/Ascom


terça-feira, 8 de novembro de 2011

PREOCUPAÇÃO: Governo do Estado reforça ações para melhorar qualidade da saúde bucal dos paraibanos

Imagem/divulgação/web

Secretaria de Estado da Saúde está investindo na aquisição de equipamentos modernos e na ampliação de profissionais dentistas para melhorar a qualidade dos serviços odontológicos públicos prestados em todo o Estado.

No ano passado, 14 mil pessoas tiveram câncer de boca em todo o país, e 10,6 mil delas foram homens, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Na Paraíba, apenas 42,8% da população afirmou ter se consultado com um dentista em um intervalo de 12 meses, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Preocupada com a saúde bucal dos paraibanos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investindo na aquisição de equipamentos modernos e na ampliação de profissionais dentistas para melhorar a qualidade dos serviços odontológicos públicos prestados em todo o Estado.

A SES lembra que todos os atendimentos básicos, de baixa complexidade, como tratamento periodontal (obturações e restaurações) e de exodontia (extração) podem ser feitos por qualquer uma das 1.231 equipes de Saúde da Família distribuídas no território paraibano. Já os tratamentos mais complexos podem ser atendidos pelos 247 Centros de Especialidade Odontológicas (CEOs), que possuem mais de 1,7 mil dentistas. O atendimento é em regime de urgência 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A SES conta também com 71 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Somente no Centro Odontológico de Cruz das Armas (Coca), há 68 profissionais que atendem diariamente 260 pacientes. Segundo a diretora do Centro, Márcia Luciana Machado, a maior demanda de atendimentos é para o serviço de endodontia, principalmente realização de canal. “Mas também temos uma demanda elevada para cirurgias e identificação de lesões pré-cancerígenas, além das radiologias e próteses”, comentou.

Para fortalecer as ações de saúde bucal também nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e beira de leito das clínicas e hospitais do Estado, a SES direcionou 68 dentistas do quadro de profissionais. As equipes serão responsáveis por ações focadas nos pacientes como assepsia bucal de internos em coma, por exemplo, para que não fiquem expostos a contaminações ou infecções.

Fonte: Secom-Pb
Post: Ivanildo Santos

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ALCOOLISMO: Beber moderadamente eleva risco de câncer em mulheres, diz estudo

Imagem da Internet

As mulheres que bebem, mesmo moderadamente, têm maior risco de sofrer de câncer de mama que as demais, revelou um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na terça-feira (1).


Aquelas que consomem entre três e seis copos de bebida alcoólica por semana têm 15% mais risco de desenvolver câncer de mama que as abstêmias, afirma a pesquisa realizada pelas escolas de medicina de Brigham e de Harvard e pelo Women's Hospital.


Além disso, as mulheres que consomem em média dois copos diários de álcool têm 51% mais risco de desenvolver câncer, revela o estudo publicado no JAMA ("Journal of the American Medical Association").


A pesquisa envolveu 105.986 mulheres, que responderam a uma bateria de perguntas sobre sua saúde e consumo de álcool entre 1980 e 2008.


O resultado representa um dilema para as pessoas que consomem pequenas doses diárias de álcool, como um copo de vinho, para cuidar do coração.


Os autores do estudo destacam que a razão do aumento do risco de câncer de mama entre as mulheres que bebem permanece desconhecida, mas acreditam que há relação com o aumento dos hormônios sexuais.

Fonte: Folha.com
Post: Ivanildo Santos

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vacina contra a dengue começa a ser testada em Campo Grande

Voluntários são alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 9 e 16.
Serão aplicadas 500 doses, e teste será realizado em cinco capitais.

Doses serão aplicadas em 500 estudantes da rede
municipal de ensino (Foto: Reprodução/TV Morena)
A vacina contra a dengue começa a ser testada nesta segunda-feira (31) em Campo Grande. A diretora de Vigilância em Saúde do município, Márcia Dal Fabbro, informou ao G1 que as doses serão aplicadas em 500 estudantes da rede municipal de ensino, com idades entre 9 e 16 anos.

A vacina será aplicada no Hospital Universitário. Os voluntários, que foram selecionados previamente para a pesquisa, serão acompanhados por uma equipe médica durante o tratamento. A diretora explicou que os voluntários receberão três doses, que devem ser dadas com intervalos de seis meses. “Se alguns dos voluntários tiver algum problema nesse período, poderá entrar em contato com um dos oito médicos da equipe, que estará de plantão”, explicou Márcia.

A diretora informou ainda que a vacina, que  está sendo desenvolvida a partir das pesquisas de um laboratório na França,  já foi testada e está em processo de validação. "O objetivo é avaliar a produção de anticorpos e a defesa que os estudantes vão ter".

O teste será realizado em cinco capitais do Brasil, sendo Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN) e Vitória (ES) e Campo grande (MS). Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia.

Casos
Em 2010, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 82.597 notificações de casos de dengue, sendo 56.076 casos confirmados. Em fevereiro, época de chuvas, 19 municípios eram considerados de risco alto para ocorrência de dengue.

Em 2011, o último levantamento, feito em outubro, apontou que o estado contabiliza 13.959 notificações. Oito municípios figuram na lista de risco alto de incidência da doença.

Mortes
De janeiro a outubro, foram registradas quatro mortes em decorrência da dengue no estado, sendo três em Campo Grande e uma em Paranaíba, distante 413 quilômetros da capital.

Ainda segundo a secretaria, outras 3 mortes suspeitas de terem sido causadas pela doença, estão sendo investigadas.

Do G1
Post: Ivanildo Santos