segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EXCESSOS: Saúde alerta e diz que brasileiro exagera no consumo de sal e Açúcar

Imagem/Web/Divulgação
O brasileiro anda exagerando no sal e no açúcar e, sem saber, está colocando sua saúde em risco. O sal e o açúcar em excesso são os grandes vilões na causa de doenças como diabetes e hipertensão arterial. Você sabe a quantidade certa de sal e açúcar que podemos ingerir por dia? A maioria das pessoas não sabe. O coordenador-adjunto da Área de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica que para continuar ingerindo sal sem colocar a saúde em risco, o recomendado é consumir no máximo 5 gramas, o equivale a uma colher de chá de sal por dia.

"Tem recomendações, inclusive da Organização Mundial de Saúde, que, no caso do sal, seria o equivalente a cinco gramas por dia. O que o brasileiro atualmente come em relação ao máximo recomendado está mais do que o dobro". -  Alerta Eduardo Nilson

O especialista recomenda o consumo ideal de açúcar por dia.

"Quando se fala do consumo excessivo do açúcar na população se fala do açúcar simples. Porque o carboidrato ele é fonte de energia. Então quando nós pegamos o arroz, o feijão que são carboidratos que tem a ingestão mais lenta, eles são saudáveis. Mas o problema é o açúcar simples que é justamente a glicose que o açúcar adicionado no cafezinho que entra nos doces e tudo mais. Esse é que tem um limite que é de dez por cento de toda energia consumida". finaliza Nilson

O sal em excesso pode causar doenças como hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares e nos rins. Já o açúcar em excesso responde por doenças como obesidade e diabetes.

Alexandre Penido/Portal Saúde
Post:  Ivanildo Santos

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROJETO ‘OLHAR BRASIL’: Saúde da 2ª região realiza procedimentos de Acuidade visual

44 profissionais de saúde participaram do evento.


Tendo em vista a 2ª etapa do Projeto “Olhar Brasil” promovido pelo Ministério da Sáude, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Municípios -, a Segunda Gerência Regional de Saúde, com sede em Guarabira realizou na manhã da última segunda-feira (24/10), os procedimentos de Acuidade Visual envolvendo profissionais em saúde dos vinte e cinco municípios que abrangem a 2GRS.

O evento foi coordenado e ministrado pelas apoiadoras técnicas da gerência: Fátima Rocha e Zélia França, respectivamente.

De acordo com a técnica Fatima Rocha, através de informes técnicos, a Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatória é atributos dos cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a visão de forma e a visão de cores.

Tabela de Snellen
A medida da acuidade visual é um teste simples e de grande utilidade na promoção/avaliação da saúde visual. De um modo geral para crianças acima de 4 anos, utiliza-se a letra "E" (escala ou tabela optométrica de Snellen, pedindo que mostre com as mãos ou verbalize para que lado o  símbolo está direcionado.

O Projeto Olhar Brasil tem como objetivo, identificar problemas visuais, relacionados à refração, na população acima de 60 anos de idade, do programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental.

Conforme a apoiadora técnica, Zélia França, um total de 44 profissionais oriundos dos vinte cincos municípios polarizados pela 2GRS compareceram ao nivelamento.

O evento aconteceu no auditório da segunda gerência, em Guarabira

Confira mais imagens:







Ivanildo Santos (Apoiador em Comunicação)

ARTIGO: 25 de outubro é reconhecido, de forma estadual o dia da vigilância sanitária

 A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

As ações da Vigilância Sanitária constituem atividades múltiplas na área da saúde e também é um instrumento da organização econômica da sociedade, inclusive no aspecto internacional e com responsabilidades mais agravadas, pois vivemos na sociedade de risco. A natureza das questões fez o campo da Vigilância Sanitária ter “caráter universal”.

A ação protetora da Vigilância Sanitária abarca não apenas cidadãos e consumidores, mas também os produtores. Com efeito, o consumidor tem a garantia da proteção à sua saúde, ao seu poder aquisitivo, e o produtor tem a proteção do seu negócio ou produto, pois melhor podem ser evitadas fraudes, concorrência desleal, protegendo-se a própria credibilidade da marca dos produtos.

Os fundamentos e princípios básicos que orientam as ações da Vigilância Sanitária estão na Constituição Federal no art. 196.

A Lei 8080/90, Lei Orgânica da Saúde, definiu a Vigilância Sanitária como o “conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. 

São extremamente complexas as atuações da Vigilância Sanitária, pois o campo de atuação é fragmentado e multifário.

Na Paraíba a Agência Estadual de Vigilância Sanitária - AGEVISA tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Percebemos então que incumbe a AGEVISA, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.

A Lei 6360/76 em vigor, no seu artigo 1º estabelece que ficam sujeitos às normas de vigilância sanitária, os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, definidos na Lei 5991/73, bem como produtos de higiene, cosméticos, perfumes, domissanitários, produtos destinados à correção estética e outros... Percebe-se que é amplíssimo o campo de atuação, desde os remédios para males gravíssimos, até produtos estéticos que prometem milagrosos efeitos, lâmpadas para bronzeamento e fisioterapia, por exemplo. O campo de atuação incluiu os agrotóxicos, Lei 7802/89, Dec. 4074/2002 e alimentos em geral.

Para salientar a extrema complexidade e as diversas ordens normativas não se poderia esquecer-se da Ordem Internacional, muito ativa nesse campo embora nem sempre tão preocupada com a saúde mas com o comércio. Quem não sabe, por exemplo, do acontecimento envolvendo lençóis hospitalares importados e vendidos no comércio nacional?

Por Ana Teixeira, Gerente Regional da 1ª Região (Guarabira/PB)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONVITE: Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal

Imagem: Divulgação da Web

O Coordenador Regional das Zoonoses, Médico Veterinário da 2ª Região de Saúde de Guarabira, Edivan Bezerra, convida todos o Profissionais de Saúde dos Municípios desta Gerência para participarem no dia 03 de Novembro, no auditório da 2GRS, de uma Reunião com Dr. Assis Azevedo, Apoiadores e Coordenadores para o planejamento da Campanha de Vacinação contra Raiva Animal 2011.

Do Blog do Edivan Bezerra

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PARAÍBA: Governo e MDS abrem nesta terça-feira a Conferência de Assistência Social

O evento deve reunir cerca de 750 profissionais

Imagem/Web/Ilustração
A 8ª Conferência Estadual da Assistência Social será aberta nesta terça-feira (25), às 19h, no teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento tem como tema principal “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social (Suas) e valorizar os seus trabalhadores”.

O governador Ricardo Coutinho, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Denise Colin, e a titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), Aparecida Ramos, estarão na solenidade de abertura.

Organizado pela SEDH e pelo Conselho Estadual da Assistência Social, o evento deve reunir cerca de 750 profissionais que compõem a Rede da Assistência Social da Paraíba.

O encontro acontece até a quinta-feira (27), quando serão escolhidos os delegados que vão representar a Paraíba na Conferência Nacional, marcada para o período de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Eixos temáticos – Durante a conferência, quatro eixos temáticos serão debatidos: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; e centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Programação – Durante o evento, os municípios terão espaços como tendas e estandes para apresentações culturais, mostras de trabalhos e exposições.

Na quarta-feira (26), às 8h30, estão programadas as seguintes palestras: “Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no Suas”, com Célio Vanderlei Moraes, consultor do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e “Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais”, com Jucimeri Silveira, também consultora do MDS.

No período da tarde serão debatidos o “Fortalecimento da Participação e do Controle Social”, com Celso Pasquini, representante do Conselho Nacional de Assistência Social, e “Os Desafios do Suas na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil”, com Denise Colin, secretária Nacional de Assistência Social.

Na manhã da quinta-feira (27) serão formados os grupos de trabalho. À tarde, haverá a plenária final e a escolha de delegados para a 8ª Conferência Nacional.

Secom/Governo da Paraíba Online

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gerência da 2ª regional de saúde realiza palestra sobre DST/AIDS com funcionários do ‘Frango Bom Todo’ da Guaraves

Com a preocupação de difundir cada vez mais acerca das graves sequelas, inclusive mortes, deixadas pelas doenças sexualmente transmissíveis, no cotidiano -, a Gerência da 2ª Regional de Saúde realizou na última terça-feira (11/10), uma palestra no tocante ao assunto com os funcionários do abatedouro do ‘Frango Bom Todo’ – empresa do grupo Guaraves, em Guarabira.

O evento, que aconteceu no auditório da empresa foi ministrado pela apoiadora técnica, Rosângela Cirne (coordenadora do núcleo de DST/AIDS da 2GRS), e assessorada pela técnica Zélia de França. Além de contar com a participação do gerente regional, Cleonaldo Freire.

De acordo com Rosângela, mais de 70 profissionais participaram da apresentação, que fez parte das comemorações da SIPATR 2011 - Semana de Prevenção contra Acidentes de Trabalho daquela empresa.

Ainda, conforme a coordenadora, também foi realizado a distribuição de materiais informativos, no tocante aos alertas e prevenções contra as DST’s/AIDS, como: panfletos, cartazes, camisinhas; além de apresentar a camisinha feminina e as suas importâncias.

Confira mais imagens do evento:




Ascom/Ivanildo Santos

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo do Estado oferece cursos de especialização para trabalhadores da Saúde

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 28, nas 12 Gerências Regionais de Saúde

Imagem/Web/Divulgação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, abriu inscrições para três cursos de especialização, com 1.350 vagas para trabalhadores de saúde de todo o Estado. Os cursos “Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde”; “Saúde da Família com ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado” e “Política e Gestão do Cuidado, com ênfase no Apoio Matricial” são resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) da Secretaria de Estado da Saúde.

O objetivo é capacitar os profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de melhorar o acesso aos serviços de saúde, a qualidade da atenção prestada aos usuários e a gestão do cuidado.

Das 1.350 vagas, 1.000 são dirigidas a servidores da Estratégia de Saúde da Família (médicos, dentistas e enfermeiros ); 150 a apoiadores matriciais vinculados ao Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf) e ao apoio técnico do SUS do município de João Pessoa; 100 a profissionais vinculados às Gerências Regionais de Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde e 100 disponibilizadas para Gestores de Atenção Básica das Secretarias Municipais de Saúde do Estado.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 28, nas 12 Gerências Regionais de Saúde: João Pessoa,1ª GRS; Guarabira, 2ª GRS; Campina Grande, 3ª GRS; Cuité, 4ª GRS; Monteiro, 5ª GRS; Patos, 6ª GRS; Piancó, 7ª GRS; Catolé do Rocha, 8ª GRS; Cajazeiras, 9ª GRS; Sousa, 10ª GRS; Princesa Isabel, 11ª GRS e Itabaiana, 12ª GRS. Apenas para os profissionais e gestores do município de João Pessoa, as inscrições também poderão ser realizadas na secretaria do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc), da UFPB, Campus da Capital.

Confira os editais:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Segunda Região de Saúde faz capacitação de PPD em presídio de Guarabira

O teste de Tuberculose foi direcionado a população carcerária e a oficina visa contemplar profissionais de saúde dos vinte cinco  Municípios que compreendem a Gerência
   _

A 2ª Gerência Regional de Saúde (2GRS) realizou uma oficina de capacitação em PPD (teste de Tuberculose) no presídio  Regional  João Bosco Carneiro, em  Guarabira. O  evento aconteceu durante os dias 3  a 7  de  outubro,  o qual  teve a preocupação  exclusiva com a  saúde da população  carcerária daquela  unidade de detenção,  além  da  habilitação em  PPD aos  profissionais de saúde dos  vinte cinco  Municípios que polarizam a  Segunda Gerência.

Tendo o apoio do gerente Cleonaldo Freire, e Organizado pela Apoiadora em Saúde da Gerência, Dra. Isis Emmanuelle - o estágio contou com uma equipe enviada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), a qual foi a responsável pela capacitação. A saber: Dra. Mauricélia M. Holmes (coordenadora do programa de Tuberculose); Dra. Missânia Moreira (coordenadora da Rede de Frio); e a Dra. Rosane Marques (técnica da Rede de Frio).  Que foram  bem  recepcionadas pelo  diretor da unidade, Emilson Silva, bem como pelos  apenados. 

A equipe da SES se disse ‘encantada’ com os trabalhos desenvolvidos pela direção daquele presídio, que conta com a parceria da vara de execuções penais  de Guarabira,  que em  conjunto realizam  o  projeto  de  ressocialização denominado ‘Passos  à  Liberdade’.

De acordo com Isis Emmanuelle, além da capacitação aos  profissionais de saúde  da regional o estágio teve  também a finalidade de realizar  uma busca ativa nos apenados, na intenção  de detectar possível  caso  de  tuberculose inicial. “Tendo em vista que, devido ao confinamento a população carcerária está exposta a considerável risco  de infecção pelo bacilo da  Tuberculose”. - enfatizou 

Ela ainda disse que antes de realizar o  teste  foi feito  um  esclarecimento quanto aos  aspectos importantes da doença -  sua transmissão, prevenção e tratamento.

O exame de PPD é simples e rápido - é feito no terço  médio do antebraço esquerdo,  de  forma intradérmirca,  onde aplica-se  0,1ml do  líquido (PP). A leitura do local onde foi realizado o teste está pronta em 48  horas. Tendo a finalidade de diagnosticar se o pessoa já  teve,  ou não contato com  o  bacilo da Tuberculose.

A Tuberculose é uma doença infecciosa transmissível, causada pelo Mycrobacterium Tuberculosis,  também chamado  de bacilo do Koch.

O número de mortes pela doença em nosso meio é de 4 a 5 mil por ano. A forma de  transmissão é  necessário  que haja o  agente infeccioso (fonte  de  infecção), a pessoa   susceptível ao agente infeccioso.  Modo  de transmissão: via respiratória > fala > espirro  >  tosse.

Sintomas: Tosse fraca ou intensa há  mais de dois meses;  Febre baixa vespertina; Sudorese noturna; Falta de apetite e emagrecimento;  Dor nas costas e no peito; Fraqueza,  desanimo e  cansaço.

A 2GRS realizará entre os dias de  17 a 21, a  2ª  etapa da capacitação  em  PPD, e terá  desta vez  como campos  de  estágios,   o presídio central Vicente Claudino  de  Pontes e o  4º  Batalhão de  Policia Militar,  ambos  em  Guarabira.


Confira  mais  imagens:




























Ascom/Ivanildo Santos