sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Blog da Segunda Gerência de Saúde é lançado em Oficina de Regionalização

Durante a abertura da Oficina de Regionalização em Saúde promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, no 'espaço glamour' em Guarabira, a Segunda Gerência Regional aproveitou o ensejo,  e por  sua  vez lançou o blog da instituição. 

O gerente regional Cleonaldo de Souza Freire, mesmo sendo grato a imprensa de Guarabira e região por sempre que precisar, a mesma abrir  gentilmente seu precioso espaço -, ressaltou da  necessidade de se divulgar  como  um  todo as atividades e  eventos que  envolvem  a gerência e os seus respectivos apoiadores e técnicos  em  saúde,  Numa forma de prestação de contas a sociedade.

A apresentação do lançamento da mais nova revista eletrônica em saúde da Paraíba, ficou por conta do apoiador em comunicação da gerência, Ivanildo Santos, que surpreendeu os presentes exibindo, antes um vídeo em tela, abordando acerca da evolução  da comunicação – dos  tempos remotos  até os  dias  atuais. 

O nome do blog é o seguinte: BLOG DA 2ª GERÊNCIA DE SAÚDE – endereço:  www.segundagerenciadesaudepb.blogspot.com

Contatos: 
E-mail: assessoria2grs@gmail.com
Twitter: @2GRSGUARABIRA
Fones: (83) 3271-3184/2506/8826-7988/8861-5239

Ascom/Ivanildo Santos


Confira imagens da oficina de Regionalização da Saúde, que foi ministrada pelo coordenador estratégico do CEFOR-RH da Secretaria de Estado da Saúde, o fisioterapeuta sanitarista, Paulo Ricardo Rodrigues.












DOAÇÃO: Ampliada rede de bancos de leite materno com mais 21 unidades

Ministério da Saúde anuncia criação de 21 unidades nas regiões norte e nordeste. Medida vai ampliar assistência principalmente a bebês prematuros. Neste sábado (1º) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano
   _
Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano (1º de outubro), o Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quinta-feira (29), a ampliação da rede de bancos de leite materno a partir da criação de mais 21 unidades e, ainda, a aquisição de 56 novos equipamentos de pasteurização. Essas estruturas serão direcionadas a localidades prioritárias do Norte e Nordeste, com o objetivo de atender a crescente demanda nestas regiões e manter os padrões de qualidade na captação e oferta do leite doado. O reforço na rede foi anunciado pela secretária-adjunta de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, durante o lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fioruz), em Brasília.

 “Temos 203 bancos de leite em um país tão grande como o nosso, presentes em cada estado. Mas, continuamos trabalhando para priorizar a saúde da criança e da mulher, assim como estabelece a Rede Cegonha”, afirmou. “Agradecemos a todas as mães que doam leite, que contribuem para salvar a vida de tantos bebês”, concluiu a secretária-adjunta.  A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior e mais complexa do mundo. Atualmente são 203 bancos de leite e 106 postos de coleta implementados no país. E, continuamente, o governo federal investe na ampliação e modernização da capacidade dos bancos de leite e também na qualificação dos profissionais que atuam nesta área.

“Esses novos bancos de leite humano reafirmam o compromisso do Ministério da Saúde em investir na qualidade dos serviços prestados à população, e nesse caso específico, à mãe e ao bebê prematuro que dependem desse apoio”, destacou João Aprígio, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, vinculada à Fiocruz. Ele explicou ainda que, neste segmento, o Brasil possui uma posição de liderança no cenário internacional. “Exportamos este tipo de tecnologia para 23 países”, acrescentou Aprígio.

Por ano, são recolhidos cerca de 150 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e adquirem qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 135 mil recém-nascidos; principalmente, àqueles que estão hospitalizados.

CAMPANHA –Com o slogan “Para você é leite. Para a criança é vida”, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (29), a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011, que tem como madrinha a apresentadora Luciana Gimenez. “Me considero uma mãe de muita sorte, pois amamentei meus dois filhos. Sou consciente que o leite materno é muito importante para a saúde do bebê”, observou Gimenez, na ocasião do lançamento da campanha, cujo objetivo é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação como também aumentar o volume anual de leite humano coletado.

Por ano, cerca de 115 mil mães participam deste gesto de solidariedade e amor, que beneficia mais de um milhão de mulheres, gestantes e nutrizes que recorrem aos Bancos de Leite Humano em busca de apoio assistencial para amamentar diretamente seus filhos. Ações incentivadoras ao consumo de leite materno pelas crianças menores de dois anos contribuem para reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil, que, além de ser um dos Objetivos do Milênio, é uma das principais metas da Rede Cegonha. A estratégia – lançada pela presidenta Dilma Rousseff em março deste ano, sob a coordenação do Ministério da Saúde – constitui-se em medidas direcionadas à melhoria da atenção à saúde da mulher e do bebê (até o segundo ano de vida da criança).

MOBILIZAÇÃO -Outra novidade é que, a partir do próximo ano, a doação de leite humano ganhará uma data comemorativa internacional: 19 de maio. O Brasil propôs a criação deste dia e dá início a uma mobilização mundial a favor da valorização da doação de leite materno. A data foi definida em homenagem à assinatura da 1º Carta de Brasília. Este documento concentra os esforços internacionais para o enfrentamento da mortalidade infantil e aponta as estratégias relacionadas aos bancos de leite humano para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

QUALIFICAÇÃO –Os 28 Centros de Referência Estaduais que integram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano utilizarão, a partir deste ano, uma ferramenta de gestão chamada BLH-WEB, que permite a certificação da qualidade dos bancos de leite. Este dispositivo traz, como diferencial, a possibilidade de monitoramento e avaliação das unidades bem como permite assessoria técnica remota em tempo real.  A ideia é que a utilização da BLH-WEB passe a ser utilizada por todos os 203 bancos de leite do país. A apresentação desta ferramenta consta da programação do III Encontro Nacional de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano.

SOLIDARIEDADE –O leite materno para os recém-nascidos (principalmente, os hospitalizados) é muito mais que um simples alimento, pois aumenta as chances de recuperação do bebê se a alimentação exclusiva com ele for possibilitada durante o período em que a criança está impossibilitada de ser amamentada pela mãe. Isto geralmente ocorre nos casos em que o bebê está internado em UTI neonatal.

Para ser uma doadora, a mulher precisa, além de  apresentar excesso de leite, ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar o leite e a doar o excedente. Para realizar a doação, a lactante deve entrar em contato com o banco de leite de sua cidade para receber o frasco esterilizado, no qual depositará o leite. Depois disso, deverá manter o frasco no congelador ou freezer e aguardar que uma equipe vá à casa dela para o recolhimento do leite doado. Em algumas cidades, os bancos de leite humano realizam parcerias com outros órgãos para a coleta do leite doado.

Por Tinna Oliveira, da Agência Saúde/Portal Saúde

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Segunda Região de Saúde realiza curso de capacitação em Hanseníase

Oficina foi ministrada pelo médico dermatologista, Dr. Luiz Alberto de Oliveira


A 2ª Gerência Regional de Saúde, através do gerente, Cleonaldo de Souza Freire, com a preocupação e a finalidade de melhorar cada vez mais o atendimento em paciente acometido pela Hanseníase -, realizou durante a tarde desta quarta-feira (28/09) o curso de capacitação  em relação ao tocante agravo.

Com carga horária de quatro horas, a oficina focou diretamente os apoiadores matriciais em saúde e técnicos da Gerência, bem como os coordenadores de Epidemiologia dos vinte cinco municípios polarizados, que ora serão multiplicadores de outros profissionais em saúde de seus respectivos municípios. A capacitação, que contou com mais de quarenta participantes -, teve como ministrante, o renomado médico em Dermatologia, Dr. Luiz Alberto de Oliveira Brito.

De acordo com a técnica em saúde, Rosângela Cirne, organizadora do evento, entre os vinte cinco municípios que abrangem a 2ª gerência, pelo menos, apenas quatro apresentaram maior índice de casos da doença. Que são: (1º) Guarabira, (2º) Alagoinha, (3º) Cuitegi e (4º) Pirpirituba. Os demais apresentam casos esporádicos, mas que segundo a mesma, usando um adágio bastante conhecido disse que ‘é melhor prevenir do que remediar’.

Conforme o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico. Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.

Ascom/Ivanildo santos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Percentual de cura da dengue na PB é de 99,9 % do total de casos

O percentual de cura da dengue no estado é de 99,9 % do total de casos e o número de descartados foi de 2.998. Os dados são do boletim que corresponde à semana epidemiológica 37 (11 a 17 de setembro), divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
 
A Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, explicou que a cada semana está sendo realizada a análise das inconsistências do banco de dados do Sistema de Informações de Agravos e Notificações (Sinan). “Na atual semana, o trabalho foi sobre as notificações dos casos de febre hemorrágica, o que resultou na redução de 93 casos para 89 em decorrência de duplicidades detectadas. Os casos foram notificados por dois serviços diferentes ao mesmo tempo”, explicou Júlia Vaz.
 
De acordo com ela, outro ponto a destacar são 161 casos de dengue clássica que haviam sido notificados anteriormente, e de sete casos de dengue com complicações também notificados em semanas anteriores, mas que aguardavam resultados de exames para classificação final.
 
A Secretaria da Saúde também concluiu esta semana a investigação retrospectiva em alguns prontuários de óbitos, que resultou na confirmação de mais um óbito por dengue em pessoa residente em João Pessoa. Este caso também ocorreu no período de maior incidência da doença e não na atual semana.
 
O boletim informa ainda que o número de casos suspeitos da Semana Epidemiológica 37 foi de 43 notificações informadas pelos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Coremas, Esperança, Remígio, Catolé do Rocha, Conde, Nova Olinda, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo e Pilões. Estes casos estão em processo de investigação. “Uma avaliação sobre o comportamento da doença ao longo do ano mostra que o momento de maior risco se deu na semana epidemiológica 13. A partir da semana 14 ocorre redução progressiva”, concluiu Júlia Vaz.
 
Acompanhamento – O monitoramento dos casos continua sendo realizado pela SES, que mantém as ações preventivas e educativas nos 223 municípios paraibanos. As visitas técnicas nas Gerências Regionais de Saúde também são constantes, assim como as capacitações e oficinas de orientação sobre a doença.
 
Devem ser mantidas as ações que previnem a proliferação do mosquito transmissor da doença, como tampar as caixas d’água, guardar os pneus em local coberto e seco, deixar as garrafas com a boca para baixo, observar sempre as calhas para ver se existe água acumulada e colocar areia nos pratos das plantas.
 
Novos dados – Até o dia 17 de setembro foram registrados 7.190 casos de dengue clássica (DCC); 114 de dengue com complicações; 89 de febre hemorrágica da dengue (FHD); sete óbitos e 2.998 casos foram descartados.

Secom-Pb

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Municípios da 2ª Regional de Saúde se preparam para Campanha de Vacinação contra o Sarampo e etapa II da Pólio

A meta é vacinar 95% das crianças de 1 a menores de 7 anos em todo o País

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontecerá no período de 13 de agosto a 16 de setembro de 2011, tendo o próximo sábado (13/08) como o dia de mobilização (Dia D), em conjunto com a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Na manhã da última terça-feira (02/07) foi realizada no auditório da 2ª Gerência de Saúde com sede em Guarabira -, uma reunião de nivelamento para a efetivação da campanha, onde se fez presente, além das apoiadoras em saúde da Regional, também cerca 70 profissionais em vacinação dos 25 municípios polarizados. O evento foi ministrado pela Dra. Missânia Moreira, Coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Conforme a Dra. Missânia, através de informes técnicos deverão ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade (12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias), com a vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). A vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as crianças na faixa etária citada deverão ser vacinadas independentemente da situação vacinal, ou de ter acometido a doença anteriormente.
Já a Enfermeira Isis Emanuelle, apoiadora em saúde e coordenadora da Rede de Frio da Gerência expôs que, segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, nas duas fases da campanha, o total de 17.094.519 crianças, sendo a meta mínima preconizada em 95% para Estados e Municípios, o que corresponde a um total de 16.239.794 crianças, em todo o país.
O sarampo é considerado uma Antroponose (circulação exclusiva inter-humana) que atinge ambos os sexos indistintamente, e uma doença viral, aguda, grave transmissível e de alta contagiosidade. É uma das principais causas de morte entre crianças, apesar de haver uma vacina segura e de baixo custo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano ocorre cerca 160 mil mortes por sarampo no mundo.
Em 2010 o Brasil enfrentou surtos da doença em 3 estados: no Pará (3 casos relacionados ao genótipo D4, circulante na Europa), no Rio Grande do Sul (10 casos relacionados ao genótipo B3, circulante na África) e na Paraíba (57 casos relacionados ao genótipo D4).
Este agravo apresenta sinais e sintomas que em geral são: Febre alta, exantemas, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior da bochecha (manchas Koplic), que se desenvolvem na fase inicial da doença.

Ascom/Ivanildo Santos

2ª Gerência de Saúde se reúne com prefeito e secretário do município de Solânea para unir esforços em prol do Pacto pela Saúde

A segunda Gerência Regional de Saúde manteve contatos entre os dias 20 e 21 de julho com os representantes da saúde e o com prefeito do município de Solânea no sentido de unir esforços em prol da saúde daquele município.
O gerente Cleonaldo de Souza Freire se reuniu com o prefeito Dr. Francisco de Assis Melo (Dr. Chiquinho), e teve uma conversa bastante amistosa com o mesmo. Onde discutiram e traçaram objetivos no que se refere a melhor qualidade de vida, em relação a saúde do povo solanense
 
O prefeito revelou que, enquanto administrador daquela cidade, foi a primeira vez que recebeu a visita de um supervisor da segunda regional de saúde
 
Entre outros assuntos a reunião serviu para discutir sobre: O Pacto pela saúde; Analisar as metas alcançadas pelo município no ano de 2010; Manter as prioridades do Governo do Estado. Além de ter sido elaborado uma agenda de atividades sobre uma avaliação do SISPACTO do 1º e do 2º trimestre de 2011.
 
Estiveram presentes, o prefeito Dr. Chiquinho e a secretária municipal da Saúde, Dra. Karina; os técnico em saúde Vinicius e Tânia. Representando a 2ª Gerência de Saúde, além de o Dr. Cleonaldo Freire, participaram também, os apoiadores em saúde: Isis Emanuelle, Luiz Bandeira, Rosângela Cirne, Fátima Rocha, e Teresinha Lutero.

Ascom/Ivanildo Santos

‘Vigilância no Quartel’ atende mais de 250 militares na 2ª Região de Saúde da Paraíba

Evento aconteceu no quartel do IV BPM em Guarabira sob coordenação conjunta do Gerente Regional Cleonaldo Freire, do Comandante do 4º BPM TC Ysmar Motta e da Comandante do 3º BBM Capitã Jousilene de Sales
O projeto ‘Vigilância no Quartel’ esteve durante toda a manhã de terça-feira (5) atendendo os profissionais militares da Segunda Gerência de Saúde sediada por Guarabira. O evento que é desenvolvido pelo do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde aconteceu no quartel do IV Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com Cleonaldo Freire, Gerente Regional, mais de 250 profissionais foram atendidos por uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, da 2ª Gerência de Saúde, e acadêmicos de enfermagem da escola de enfermagem o Parthenon de Guarabira, que se encarregaram pelos testes de pressão arterial, glicose, entre outros.
Em entrevista a imprensa, Cleonaldo se disse satisfeito pelo resultado da tocante feira de saúde. ‘Estou satisfeito, é mais uma excelente idéia do nosso Governador, ciente de que os profissionais militares têm suas rotinas bastante movimentadas devido ao dia a dia que a própria profissão requer, e termina diminuindo o seu tempo de cuidar melhor da saúde, de forma que, o projeto Vigilância no Quartel chega justamente para dar esta atenção maior a estes bravos e aguerridos profissionais’. - frisou

O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Segunda Gerência de Saúde, 4º Batalhão de Polícia da Paraíba, 3º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba, e Escola de Enfermagem o Parthenon de Guarabira.
Confira mais imagens





























Ascom/Ivanildo Santos

2ª Gerência de Saude da PB entrega Diplomas a Agentes de Saude de Guarabira

Órgão realiza palestra com presença de Márcia Rique, diretora  Geral do  Cefor-RH
A Secretaria de Estado da Saude (SES-PB), através da Segunda  Gerência Regional de Saude -  entregou na manhã da última quinta-feira (31/03), um total de 44 (quarenta e quatro)  diplomas  a Agentes Comunitários de  Saude do Município  de  Guarabira, referente  ao Curso de Formação  de Agentes Comunitários de Saude,  realizado  no  ano de 2009 pela Cefor/RH (Centro de  Formação de Recursos Humanos) da SES-PB. O evento  se  deu no auditório  da sede da 2ªGRS em Guarabira, e  foi prestigiado por cerca de 100 (cem) Agentes Comunitários de Saude e  de  Endemias,  entre a cidade sede e outros  municípios polarizados.
Marcia Rique - Diretora do Cefor
Para a eventual entrega dos diplomas, a Gerência realizou uma palestra de incentivo,  que teve como tema: “Os Quatro Pilares da Educação” (1.  Aprender a conhecer, 2. Aprender a fazer, 3. Aprender a  viver  juntos,  4. Aprender a ser) – apresentada pela  apoiadora Graça Costa. E representando  SES-PB, tivemos a presença da  enfermeira Márcia Rique, diretora geral  do  Cefor, que  durante a sua fala informou acerca de outros diversos cursos de  capacitação  na área da  saude  que  serão realizados  durante o atual  Governo.

Já o Gerente Cleonaldo  de Souza Freire, disse da alegria e da honra que é para  ele ter  visto  aquele  auditório repleto de ACS, e que  enquanto gerente da Segunda Regional de Saude, de forma  humanizada, a Casa estará  sempre aberta para recebê-los. “Independente de raça, credo religioso, e de cor partidária, esta casa é  de todos – sejam sempre bem vindos” – ressaltou

Ainda fizeram o uso  da palavra, Djaison  Santos (Presidente do Sindicato dos ACS do  Brejo Paraibano) e Fabiana Fernandes (Presidente  da Associação  Pirpiritubense de ACS).


Logo  após a  solenidade, foi oferecido  um  coffebreak.

Ascom/Ivanildo Santos

Confira mais  imagens do  evento: 



domingo, 25 de setembro de 2011

Em Guarabira: AGEVISA realiza oficina de capacitação para elaboração do termo de pactuação e plano de ação 2011 com os municípios

Evento aconteceu na sede da 2ª Região de Saude polarizada por 25 municípios
A AGEVISA - Agencia de Vigilancia Sanitaria do Estado da Paraiba  realizou durante toda a manhã da ultima segunda-feira (10.05) uma oficina de capacitação onde foi elaborado junto aos 25 municipios polarizados pela Regional I – um termo de pactuação de ações de vigilância sanitária. O evento ocorreu na sede da 2ª Gerência de Saude em Guarabira, e teve como palestrantes o diretor geral da Agevisa, Dr. Antonio Sergio Lemos, Dr. Alberto José (dir. da DTMAPT) e a Dra. Kallen Micheline (ger. Técnica de integração regional). Com a coordenação de Dra Ana Lúcia (ger. Técnica da regional I com sede anexa a 2ª Gerencia de saúde).
De acordo com o que reza o próprio Termo de Pactuação - tem por objetivo o fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária por intermédio do fomento e da execução de atividades na área de vigilância sanitária, mediante estabelecimento de parceria entre as partes. Sendo a proteção da saúde da população promovida pela AGEVISA/PB e a Secretaria Municipal de Saúde, através do serviço municipal de vigilância sanitária.
As ações e os resultados previstos no presente Termo buscam alcançar os seguintes objetivos:
1.    Aprimorar o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária para garantir a proteção à saúde da população;
2.    Elaborar e implementar o Plano de Ação Estadual da Vigilância Sanitária, para suporte dos municípios, com base no Plano Diretor da Vigilância Sanitária (PDVISA/ANVISA);
3.    Consolidar a descentralização de ações preconizadas pela Lei 8080/90, com a realização das ações básicas  de vigilância sanitária no âmbito dos municípios;
4.    Informar, educar e comunicar os termos de interesse da vigilância sanitária;
A 2ª Gerência de Saúde foi representada através do assessor comunicação Ivanildo Santos, o qual, na ocasião, recebeu em seu gabinete, o diretor geral da Agevisa, Sergio Lemos. Já que o Gerente Cleonaldo de Souza Freire encontrava-se, no momento, visitando alguns municípios da Regional. O encontro serviu de conhecimento entre a duas entidades, além de, para fortalecer a integração institucional.

Veja mais fotos do evento:


Ascom/Ivanildo Santos