segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DESOSPITALIZAÇÃO: Programa Melhor em Casa já está presente em seis estados

A iniciativa que leva tratamento coberto pelo SUS para a residência do paciente conta com 152 equipes multiprofissionais habilitada em dois meses depois do lançamento

O programa Melhor em Casa já habilitou 152 equipes que prestam atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após dois meses do lançamento, o programa que veio ampliar esse tipo de assistência já está presente em seis estados, beneficiando a população de 16 municípios. Ao todo, são 95 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e 37 Equipes Multiprofissionais de apoio (EMAP). Neste total, estão incluídas também as 20 equipes federais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

“Com esse programa, os pacientes recebem tratamento no melhor local que podem ser tratados, ou seja, em casa, junto com a família, envolvendo todos para a recuperação da saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “As pessoas devem ser atendidos de forma integral e é esse nosso objetivo com a construção de redes de atendimento”, destacou. O Ministério da Saúde investirá, por mês, R$ 34,5 mil por equipe principal e R$ 6 mil por equipe de apoio, como incentivo de custeio. Até 2014, o investimento total é de R$ 1 bilhão, para implantação de mil equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio.

A meta para o próximo ano é chegar a 250 equipes credenciadas. “Os apoiadores técnicos da atenção domiciliar estão intensificando a mobilização junto aos gestores estaduais e municipais para que possamos ultrapassar a meta de 2012. Para que isso aconteça, vamos publicar os cadernos de atenção domiciliar e ofertar cursos de educação a distância, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNASUS)”, enfatiza o coordenador do Programa Melhor em Casa, Aristides de Oliveira.

O coordenador destaca ainda que uma das prioridades é favorecer a troca de experiências entre gestores e equipes, por isso serão implementadas Comunidades de Práticas do Melhor em Casa, uma plataforma online de discussão e troca de experiências.

ATENDIMENTO - Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização, por exemplo, são atendidas por equipes multidisciplinares durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.

As equipes são formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, além de fisioterapeuta e assistente social poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

O programa Melhor em Casa também ajuda a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando há a indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família. Até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país.

Confira AQUI portaria que habilita as primeiras equipes 

Da Agencia Saúde/MS
Post: Ivanildo Santos

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SAÚDE AMBIENTAL: Ministério promove ações para garantir água potável

Nova Portaria estabelece procedimentos para o controle da qualidade da água oferecida à população

Toda água do país destinada ao consumo humano, distribuída por meio de todo sistema de abastecimento, deve ser objeto de controle e vigilância de qualidade. A Portaria 2.914 publicada nesta quarta-feira (14) define os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

De acordo com a Portaria, a coordenação nacional das ações de vigilância da qualidade da água, de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), realizará o trabalho em conjunto com as secretarias estaduais e municipais para promover e acompanhar a vigilância da água para consumo humano. A coordenação ainda vai estabelecer ações específicas no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) e executar ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, de forma complementar a atuação dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

As secretarias de saúde dos estados e municípios devem inspecionar o controle da qualidade da água em sua área de competência e ainda garantir informações à população sobre a qualidade da água para consumo humano.

As companhias de abastecimento de água deverão elaborar relatórios com informações sobre o controle da qualidade da água que serão enviados para os estados, Distrito Federal e municípios. Os relatórios devem ter análises dos parâmetros, com acompanhamento mensal, trimestral e semestral.

 “A qualidade da água para consumo humano é uma preocupação constante da população e do Ministério da Saúde. As informações repassadas pelas companhias de abastecimento sobre o tratamento da água fornecida à população são essenciais para o controle da qualidade da água potável oferecida pelos estados e municípios”, ressalta o diretor doDepartamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde,Guilherme Franco Netto.

Assim, segundo a Portaria, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais ou qualquer outro parâmetro definido, as ações corretivas devem ser adotadas. Para acompanhar se as medidas tomadas foram eficazes, novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.

“A portaria reflete um esforço de mais de 120 profissionais, entre acadêmicos, especialistas, profissionais do controle e da vigilância da qualidade da água, que durante um ano e meio discutiram cada um dos parâmetros e seus respectivos valores, inclusões e alterações para definição de padrões para controle da qualidade da água potável”, relata a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde,Daniela Buosi Rohlfs.

Ações do Governo - O Programa Água para Todos, no contexto do PlanoBrasil Sem Miséria, hoje garante água de qualidade para os estados do Nordeste brasileiro. O programa é considerado uma das principais ações do Governo Federal para ampliar a oferta e o acesso à água nos meios urbano e rural, com planejamento e investimentos integrados, articulados com outras ações de saneamento básico.

Como ficam as atribuições

ANVISA:A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve exercer a vigilância da qualidade da água nas áreas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria, bem como diretrizes específicas pertinentes.

FUNASA:Cabe à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apoiar as ações de controle da qualidade da água para consumo humano proveniente de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água para consumo humano, em seu âmbito de atuação, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria.

Agência Saúde/MS
Post: Ivanildo Santos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

INCENTIVOS: Secretaria da Saúde de Pirpirituba mobiliza ações estratégicas de saúde durante aniversário do Município

Secretária Iris Nazaré (a 3ª da esq. para a dir.) e Equipe/Campanha "Não à Violência Contra a Mulher"
Voltada às comemorações dos 58 anos de aniversário de Pirpirituba-PB, a Secretaria Municipal da Saúde do Município, através da Secretária Iris Nazaré e equipe -, realizou durante toda a programação festiva - ações estratégicas de conscientização aos munícipes acerca de campanhas educativas à saúde, formas de prevenção à enfermidades e abuso às pessoas, entre outras.

De acordo com Iris foram realizadas ações do Programa Saúde na Escola, onde a mesma contou com a colaboração de Técnicos de Enfermagem e Agentes de Saúde, os quais, segundo ela, realizaram verificação de pesos, medidas e pressão arterial, durante visitas às escolas locais.

“É Pirpirtuba buscando, chegando mais perto da realidade da população através do ambiente escolar, tendo com isso condições de fazer a  Política da Prevenção e Educação em Saúde.” - ressaltou a jovem secretária

Ainda dentro da Programação das Festividades alusivas aos 58 anos de emancipação política do Município. A secretaria de saúde realizou campanhas nos dias 25 e 27 de novembro:

25 de novembro: Luta Internacional Contra a Violência a Mulher.

( A cada dia 10 mulheres morrem vítimas de violência no Brasil)

27 de novembro: Luta Nacional de Combate ao Câncer.

( A cada 2 minutos uma mulher morre vítima de câncer do colo do útero)

Pirpirituba aniversariou no último dia 4 de dezembro


Veja mais imagens:







Fonte: Isis Nazaré/SMS de Pirpirituba
Redação: Ivanildo Santos - Fone: (83) 8826-7988



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ministério da Saúde apresenta mapa da dengue no país

Dos 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco, 236 em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. LIRAa orienta as ações de controle da doença

O resultado do LIRAa 2011  (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) revela que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. O mapa, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Ao todo participaram 561 cidades.

Confira:




Na manhã desta segunda-feira (5), ao apresentar os resultados do LIRAa 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que o estudo é uma espécie de fotografia que permite ao Ministério da Saúde conhecer a situação da dengue em todo o país. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou.

Para ele, o LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle, pois possibilita que os gestores locais de saúde antecipem as ações de prevenção. O ministro reforçou que os dados do levantamento não significam que a situação não possa ser revertida. “Um determinado município, que apresenta situação de risco, poderá mudar este cenário com a intensificação das medidas nas áreas de maior risco”, destacou Alexandre Padilha.

O Ministério da Saúde acompanhará de perto a evolução da dengue nos estados e municípios. O mapa revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. “Além do sistema de vigilância convencional, contamos, a partir de agora, com o Observatório da Dengue, mais uma ferramenta que irá nos ajudar no monitoramento da doença por meio das redes sociais”, ressaltou o ministro.

A nova avaliação aponta, ainda, que 236 cidades estão em alerta (com índice entre 1% e 3,9%) e 277 possuem índice satisfatório, abaixo de 1%.   

Os municípios em situação de risco, incluindo três capitais - Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) -  estão localizados em 16 estados brasileiros: quatro na Região Norte; sete no Nordeste ; três no Sudeste; um no Centro-Oeste e um na Região Sul. (veja tabela abaixo).

Da Agencia Saúde
Post: Ivanildo Santos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS: 2ª Gerência de Saúde realiza palestra e faz teste de HIV com servidores

Evento aconteceu no auditório da sede regional


Em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a 2ª Gerência Regional de Saúde com sede em Guarabira, realizou uma palestra, nesta quinta-feira (1º) com os servidores internos da ‘Casa’. Na oportunidade foram entregues panfletos informativos e exibidos filmes-documentários que relatam depoimentos de pessoas de diversas classes sociais que convivem de forma normal com o vírus do HIV.

O evento foi organizado pela Apoiadora em Saúde, Rosangela Cirne, que coordena o núcleo de DST/AIDS da Regional, com assessoramento do também Apoiador em Saúde, Edvan Morais – coordenador do Núcleo da Saúde do Homem da Gerência.

Baseada em informações técnicas, Rosângela enfatizou que, o dia mundial da luta contra a AIDS é um convite ao compromisso e à solidariedade com quem vive em situação de vulnerabilidade ou exclusão. É um dia de combate à discriminação e ao preconceito e de denunciar práticas que impedem o acesso aos serviços e aos direitos. É, também, uma oportunidade de fortalecer a politica de acesso universal à prevenção e ao tratamento, de incentivar a fazerem o teste do HIV.

Já o gerente regional, Cleonaldo Freire, que antes parabenizou a organização do evento, e ao mesmo tempo agradeceu a presença dos colaboradores da repartição pela presença na palestra -, disse da necessidade de sermos ‘multiplicadores’, e de repassarmos para familiares e vizinhos acerca dos riscos de se contrair a AIDS.

Após o debate, a coordenadora Rosâgela formulou o convite aos participantes, que se sentisse à vontade a se submeterem ao teste rápido de DPP, que diagnostica de maneira rápida e eficaz se a pessoa é soro positiva ou não. “O teste não é obrigatório, a pessoa que se submeter ao teste, não deve ficar preocupada, pois o resultado, mesmo de forma negativa, ou positiva, será de alto sigilo” – garantiu.

Os exames foram efetuados pelo médico Januário Soares, com assistência do bioquímico, Dr. Wilmar, gentilmente cedido pelo município de Belém e das apoiadoras matriciais da regional, Isis Emanulle e Raíssa Marinho.

Confira mais imagens:

Obs: Se preferir clique em cima de uma foto e veja em forma de ambum






























Ascom/Ivanildo Santos