terça-feira, 27 de março de 2012

SES promove rodas de conversa entre mulheres que vivem com HIV

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais, realizou, no auditório do Cefor-PB, em João Pessoa, uma roda de conversa com mulheres que vivem com o vírus HIV. O evento fez parte das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.


A mesma atividade foi realizada na semana passada com as profissionais do sexo. “A proposta é fortalecer esses grupos de mulheres e, a partir desses diálogos, construir ações que possam beneficiá-las em todo o Estado”, disse a gerente de DST/Aids e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena.


Uma das participantes foi a representante estadual da ONG Cidadãs Positivas da Paraíba, Regina Bezerra, que convive com Aids há nove anos e conhece bem as necessidades das mulheres com o vírus. Qualificações, treinamentos, moradia e a habilitação de uma casa de apoio são algumas delas.


No encontro, elas foram informadas de que a SES já está se articulando com outros órgãos estaduais, a exemplo da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), para a realização de parcerias na busca de soluções para a moradia dessa população, além de outras necessidades. “Nos próximos meses, apresentaremos, na Comisssão Intergestora Bipartite, uma Casa de Apoio em João Pessoa, semelhante a que existe em Campina Grande”, disse Ivoneide.


Segundo Regina, as parcerias com o Estado e os municípios proporcionam vários benefícios. “Um deles é a participação em eventos regionais e nacionais, o que é muito importante para ajudar tanto as mulheres quanto os homens que vivem com o HIV”, disse Regina Bezerra.


Ainda dentro das comemorações pelo Dia da Mulher, nos dias 2 e 3 de abril, a SES e a Semdh promoverão o Seminário Estadual de Mortalidade Materna, no Hotel Caiçara, das 8h às 17h.


Secom-PB
Post. Ivanildo Santos

segunda-feira, 19 de março de 2012

INVESTIMENTO: Saúde da Família ganha mais de 800 profissionais; Paraíba é contemplada

Ao todo, 107 municípios de 19 estados foram beneficiados com recursos financeiros do governo federal destinados ao custeio de novas equipes e estruturas de assistência básica à população

Para ampliar o acesso da população à atenção básica no SUS, o Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (16), portarias que autorizam municípios a contratarem profissionais para a estratégia Saúde da Família. As autorizações preveem 730 novos Agentes Comunitários de Saúde e o credenciamento de 76 Equipes de Saúde da Família e 58 Equipes de Saúde Bucal. Além disso, 31 secretarias municipais de saúde poderão implementar Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASFs). Ao todo, 107 municípios de 19 estados foram beneficiados com recursos financeiros do governo federal destinados ao custeio das novas equipes e estruturas de assistência básica à população. 
Os estados contemplados foram Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Os valores repassados aos municípios integram o chamado Piso da Atenção Básica (PAB) Variável. O incentivo anual por Equipe de Saúde da Família varia de R$ 80,4 mil a R$ 120,6 mil e por Equipe de Saúde Bucal, de R$ 25,2 mil a R$ 33,6 mil – dependendo da modalidade de equipe que o município adotar. Já o incentivo financeiro federal destinado a cada Agente Comunitário de Saúde é de R$ R$ 11,3 mil.Estes recursos podem ser superiores caso os gestores locais do SUS participem da estratégia Saúde Mais Perto de Você/Controle e Qualidade, que prevê o repasse de maior incentivo financeiro federal mediante o cumprimento de metas de qualidade na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde.
NASFs – Por meio da Portaria 455,O Ministério da Saúde também credenciou novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em 12 estados. Serão implementados seis NASFs Tipo I – onde os profissionais devem cumprir, no mínimo, 200 horas semanais de trabalho – e 25 NASFs Tipo II, onde os profissionais devem acumular 120 horas semanais mínimas.
Os municípios que aderirem ao NASF Tipo I recebem, do Ministério da Saúde, R$ 20 mil para a implantação do núcleo e mais R$ 240 mil anuais  para o custeio das equipes. A modalidade Tipo II conta com R$ 6 mil para implementação do NASF e mais R$ 72 mil anuais de custeio. Os recursos são repassados do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde.
Os NASF são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham afinadas e vinculadas às Equipes de Saúde da Famílias. Nos núcleos, os profissionais desenvolvem atividades como consultas, discussões de casos e ações de educação permanente em saúde com a população.
SAÚDE DA FAMÍLIA – O Programa Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.
Atualmente, o país conta com 32.498 equipes de Saúde da Família atuando em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% dos municípios brasileiros com cobertura pelo Saúde da Família. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios e coordenada pelo Ministério da Saúde.

Da Agência Saude/Ascom/MS
Post: Ivanildo Santos