Oficina foi ministrada pelo médico dermatologista, Dr. Luiz Alberto de Oliveira
A 2ª Gerência Regional de Saúde, através do gerente, Cleonaldo de Souza Freire, com a preocupação e a finalidade de melhorar cada vez mais o atendimento em paciente acometido pela Hanseníase -, realizou durante a tarde desta quarta-feira (28/09) o curso de capacitação em relação ao tocante agravo.
Com carga horária de quatro horas, a oficina focou diretamente os apoiadores matriciais em saúde e técnicos da Gerência, bem como os coordenadores de Epidemiologia dos vinte cinco municípios polarizados, que ora serão multiplicadores de outros profissionais em saúde de seus respectivos municípios. A capacitação, que contou com mais de quarenta participantes -, teve como ministrante, o renomado médico em Dermatologia, Dr. Luiz Alberto de Oliveira Brito.
De acordo com a técnica em saúde, Rosângela Cirne, organizadora do evento, entre os vinte cinco municípios que abrangem a 2ª gerência, pelo menos, apenas quatro apresentaram maior índice de casos da doença. Que são: (1º) Guarabira, (2º) Alagoinha, (3º) Cuitegi e (4º) Pirpirituba. Os demais apresentam casos esporádicos, mas que segundo a mesma, usando um adágio bastante conhecido disse que ‘é melhor prevenir do que remediar’.
Conforme o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico. Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.
Com carga horária de quatro horas, a oficina focou diretamente os apoiadores matriciais em saúde e técnicos da Gerência, bem como os coordenadores de Epidemiologia dos vinte cinco municípios polarizados, que ora serão multiplicadores de outros profissionais em saúde de seus respectivos municípios. A capacitação, que contou com mais de quarenta participantes -, teve como ministrante, o renomado médico em Dermatologia, Dr. Luiz Alberto de Oliveira Brito.
De acordo com a técnica em saúde, Rosângela Cirne, organizadora do evento, entre os vinte cinco municípios que abrangem a 2ª gerência, pelo menos, apenas quatro apresentaram maior índice de casos da doença. Que são: (1º) Guarabira, (2º) Alagoinha, (3º) Cuitegi e (4º) Pirpirituba. Os demais apresentam casos esporádicos, mas que segundo a mesma, usando um adágio bastante conhecido disse que ‘é melhor prevenir do que remediar’.
Conforme o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico. Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.
Ascom/Ivanildo santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário